segunda-feira, 18 de março de 2024

Tem algo errado comigo


Essa não é uma novidade, muito menos um pensamento recente... Apenas me percebi olhando pra ele de uma maneira bem diferente. 
Desde cedo pensava como as coisas não aconteciam da mesma forma, ou quanto a minha dificuldade era grande quando certas emoções tomavam protagonismo. Claro que eu iria pensar assim. De perto, ninguém é normal.

Se comparar com os outros é a maior injustiça que a gente pode cometer consigo mesmo. Ninguém vive a mesma história, por mais parecidos que sejam, ninguém é feito das mesmas memórias, nem lidam com as mesmas tempestades em seus corações. Se comparar é uma perda de tempo, e a alga sempre será mais verde na lagoa ao lado. Sempre vamos nos comparar de maneira inferior com relação ao outro. 

O que mudou nas minhas sinapses recentes foi a visão de que aquilo que considerava como ERRADO em mim, não precisa de acerto. Não tem como corrigir inteiramente todas as "falhas" de uma pessoa, pois assim ela deixaria de ser quem é totalmente. É o paradoxo do Navio de Teseu (Google ---> Pesquisar).  Se você trocar todas as peças de alguém, ele já não existe mais e passa a ser um novo alguém. 

Meus ERROS, são apenas processos que me fazem analisar as coisas de maneira diferente. Quando reconheço que a minha mente vai fazer caminhos mais longos, ou tomar atalhos diferentes para situações, isso me faz conhecedor de mim mesmo. Isso é muito melhor do que navegar na escuridão de não entender os caminhos da nossa própria mente.

No fim, quando temos algo errado em casa, damos um jeito de nos adaptar e seguir com soluções "provisórias". Mas se valer a pena, se fizer as pazes com as consequências, mudar o que está ERRADO também é uma ótima opção. 

Essa argumentação toda foi elaborada durante um banho por alguns dos personagens do Border. Só quis mencionar isso em gratidão a todos pelas contribuições, pontos e contrapontos. Mesmo nos exageros e viagens na batatinha, meus Ricardos estão em uma ótima sintonia. 

Enquanto estiver percebendo meus erros e considerando mudanças, resta a esperança de sempre me melhorar. Só tenho exemplos práticos de como isso tem sido bom. Reconciliações depois de 10 anos, relacionamentos saudáveis e limites para todas as esferas. Não há espaço para pânico quando você aprende a se navegar e confia na sua máquina. 

De outra forma você pode ser um Titanic. To mais me sentindo uma Millennium Falcon. A banheira mais rápida da galáxia é bla 
, blá, bla...